Congregação

DSC08714Nossas raízes estão em vários acontecimentos de origem política, religiosa, social e comunitária. Nosso Instituto veio em auxílio da Igreja desolada pós-cataclisma do século XVII.

Em 1786, nasce em Bruge, Inês Margarida Verhelle. Persistiu por seis anos no ideal de tornar-se Religiosa, enfrentando inclusive a oposição aberta de sua família. O chamado de Deus, no entanto, foi mais forte. Em 18 de julho de 1815, aos 29 anos, deixou secretamente a família e ingressou na Vida Religiosa. Mas suas dificuldades continuaram e, dentre elas, destaca-se o fechamento, em 7 de julho de 1822, da instituição na qual ingressara. Cerca de oito meses após o fechamento, pelo Rei Guilherme I da Holanda, já em 1823, Madre Agathe funda uma nova Instituição e dá continuidade a que hoje fazemos parte: Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.

Disposta a continuar o seu trabalho de educação da juventude, Madre Agathe funda, na Europa, as casas de Vracene (1827), Audenarde (1828), Bruges (1829), Renaix (1832), Anvers (1834), Gand (1838) e Liege (1838) e, após a sua morte, em 1858, o Instituto, já consolidado, expande-se pelos continentes Sul-Americano e Africano, Revelando a Face do Cristo Educador à Juventude.

No Brasil, seguindo o ideal de Madre Agathe, um grupo formado por oito Religiosas e uma leiga enfrentou três meses de viagem para instalar-se no Brasil. Em 15 de outubro de 1896, orientadas por Madre Loyola, as primeiras representantes da Congregação Damas chegaram ao porto do Recife. Foram elas as Irmãs Marie Alphonse Cloes, Marie Elisabeth Dobbelaere, Barbe Duchaine, Gabrielle de Vreese, Sylvie Goethls. Estabeleceram-se em Olinda, no Convento de São Francisco – primeira casa da Congregação no Brasil – onde já ofereciam aulas de música no internato. Em apenas cinco anos de instalação no País, adquiriram definitivamente um prédio no Recife, em Ponte D’Uchoa. Em 1921, compraram a Casa do Barão de Casa Forte, que, juntando-se ao primeiro terreno, forma a atual área do Colégio Damas.

Madre Agathe Verhelle pelo esforço pessoal e pela influência cristã de sua família, teve ainda cedo despertada a sua vocação de educadora, motivo que a levaria a fundar o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.

CONHEÇA MAIS

Nosso Instituto:

  • www.ramosdavideira.blogspot.com.br
  • www.ric-jovem.blogspot.com.br
  • www.ricprosul.com.br

Nossos Colégios: